Suporte Multi-Targeting do Visual Studio 2008

Mudámos de casa – visitem o novo site em www.istomesmo.com

image Esta nova versão do Visual Studio, vem com suporte Multi-Targeting, um novo conceito, que nos permite desenvolver para várias versões da .NET Framework com o mesmo Visual Studio.

Nas versões anteriores isto não era possível, por exemplo, para desenvolver/suportar aplicações com a versão 1.0 e 1.1 da Framework, apenas poderíamos utilizar o Visual Studio 2003, e para a versão 2.0 apenas o Visual Studio 2005.

Com o Multi-Targeting, podemos desenvolver/suportar aplicações com várias versões da Framework (2.0, 3.0 e 3.5). As versões inferiores à 2.0 não são suportadas, por isso ainda temos de continuar a utilizar o Visual Studio 2003 para dar suporte a aplicações desenvolvidas com esta versão.

A Microsoft pretende continuar a disponibilizar esta funcionalidade nas próximas versões do Visual Studio, por isso, a partir de agora apenas vamos necessitar de ter uma versão do Visual Studio instalada no nosso computador.

O Multi-Targeting permite que o Visual Studio se ajuste à versão da plataforma que nós escolhermos para o novo projecto. Este ajuste inclui a alteração dos templates, dos controlos disponíveis, do intellisense, das bibliotecas disponíveis, etc… Para que quem está a desenvolver não se engane e adicione por exemplo um controlo não suportado na versão utilizada.

Por exemplo, quando criamos um novo projecto, temos disponível uma dropdow que nos permite escolher a versão da plataforma que o novo projecto vai usar.

image

Como podemos ver pela imagem anterior, com a Framework 3.5, temos disponíveis um conjunto de projectos que incluem por exemplo uma “WPF Application” e uma “WCF Service Application”. Se agora alterarmos a versão para 2.0, o número de projectos disponíveis é reduzido.

image

Este é um óptimo exemplo que nos permite perceber o tipo de ajustes que o Visual Studio faz de acordo com a versão da plataforma escolhida, por forma a proporcionar ao utilizador o ambiente de desenvolvimento adequado.

Para percebermos melhor esta funcionalidade vamos criámos uma “ASP.NET Web Application” para a versão 2.0.

image

A primeira mudança de que nos apercebemos logo, é na Toolbox, de onde desapareceram os controlos relacionados com o ASP.NET AJAX (Nota: estes controlos podem ser adicionados para serem utilizados na versão 2.0, mas não vêm por omissão), e também desapareceu o novo controlo de dados “ListView”. Estas são algumas das alterações efectuadas pelo suporte Multi-Targeting.

Podemos fazer upgrade desta aplicação para a versão 3.5?

Sim, é possível fazer upgrade da versão da framework na aplicação. Para isso, basta irmos às propriedades do projecto, clicando com o botão direito do rato sobre a WebApplication acabada de criar, e escolher Properties.

image

Na janela das propriedades do projecto, podemos alterar a versão da framework de 2.0 para 3.5.

image

Quando alteramos a versão, somos informados que o projecto necessita de ser fechado e reaberto.

image

Ao aceitarmos a alteração, o Visual Studio, altera o projecto, e todo o IDE, de forma a adaptar-se à nova versão da plataforma. Quando o projecto é reaberto, na Toolbox, já podemos encontrar o novo controlo de dados “ListView”, e os controlos do ASP.NET AJAX.

image

O downgrade de aplicações também é possível, por exemplo, da versão 3.5 para a versão 2.0, no entanto, todo o código que seja específico da versão 3.5 terá de ser alterado manualmente, pois apenas as referências, web.config, etc… serão alterados.

Como pudemos ver pelo artigo, o Multi-Targeting é uma excelente funcionalidade disponibilizada pelo Visual Studio 2008, facilitando em muito a sua adopção por parte de todos nós, incluindo as empresas, pois a migração de projectos já não será problema (quem não se lembra da tentativa de migração de projectos em 1.1 para 2.0 :))

Mais uma excelente funcionalidade do Visual Studio 2008.

Deixem os vossos comentários e opiniões. Todo o Feedback é bem vindo.

2 Respostas

  1. Suporte Multi-Targeting do Visual Studio 2008

    Explicao e exemplos do suporte Multi-Targeting do novo Visual Studio 2008 beta 2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: