Beta 2 do Visual Studio 2008

Mudámos de casa – visitem o novo site em www.istomesmo.com

Visual studio 2008Há aproximadamente uma semana que está disponível a versão Beta 2 do novo Visual Studio 2008 (nome de código “ORCAS”). Esta nova versão apresenta-se já com alguma estabilidade e já trás incorporada a framework 3.5.

Esta nova beta está disponível aqui para a versão Professional, e aqui para a versão Express.

As principais funcionalidades desta nova versão são:

  • Multi-Targeting Support – permite desenvolver sobre as diversas versões da plataforma .NET (v2, v3 e v3.5).
  • Editor Web melhorado e suporte para css – editor web melhorado, com possibilidade de ver o design e o código lado a lado, e um suporte css bastante mais eficiente, possibilitando, por exemplo, saber que estilos estão a ser usados na página que estamos a editar.
  • Suporte ASP.NET AJAX e Javascript melhorado – o desenvolvimento sobre a tecnologia ajax é agora muito mais simples, pois temos disponível intellisense para javascript ao estilo do que já existia para C#, tornando o desenvolvimento de AJAX muito mais simples. O desenvolvimento de aplicações Web em ASP.NET AJAX está perfeitamente integrado com esta versão, tornando-se tão simples como o desenvolvimento de uma aplicação web.
  • Suporte para LINQ – o acesso a bases de dados utilizando o LINQ (Language Integrated Query) está bastante facilitado e intuitivo nesta versão.
  • Suporte para Silverlight – o desenvolvimento para a nova plataforma Silverlight é também muito mais fácil nesta beta 2, através do uso de um plugin externo criado por Justin-Josef Angel, podemos activar o intellisense também para esta tecnologia. (Plugin disponível aqui).

Façam o download desta beta deixem-me as vossas opiniões à cerca da mesma.

NOTA:

  1. Se já tinham uma versão anterior do ORCAS instalada necessitam de fazer restart das configurações do Visual Studio, executando o comando “devenv /resetsettings” a partir da consola do VS depois de instalarem a beta 2.
  2. Necessitam de correr um pequeno script para garantir compatibilidade com projectos ASP.NET AJAX desenvolvidos no VS.2005, devido a um bug desta beta. Podem fazer download do script aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: